Imagem capa - 10 coisas que você deve fazer na hora de escrever seus votos de casamento por TR PHOTO FILMS
Dicas para noivas

10 coisas que você deve fazer na hora de escrever seus votos de casamento

Nem todo mundo acha fácil falar de si, e mais difícil ainda, é expressar o que sente. Muitas vezes, quando se pensa em escrever seus votos, só sai um "Eu te amo!" e nada mais... 

Mas o que tem de errado nisso? (rsrsrs...)

Tentaremos fazer um pequeno guia para escrever os votos de casamento, e lhe ajudar a evitar erros. Mas não se engane: não tem receita de bolo pra isso ;).



1 - Um erro comum ao escrever os votos é pensar que a sua forma de escrever ou de expressar seus sentimentos é muito simples ou clichê. Não se deixe levar por esse "preconceito", porque seu(sua) noivo(a) lhe conhece e sentirá que suas palavras são autênticas. Melhor do que qualquer frase bonita, é a verdade que existe nas suas palavras.


2 - Um outro erro é procurar frases prontas ou de alguém que escreva sobre o amor, mas que não traduzem seus sentimentos ou a história de vocês... Pode parecer engraçado, mas qualquer preocupação em querer "enfeitar", pode tirar a sua essência.
Se Camões naturalmente fez parte da história de vocês, não tem problema, mas se seu(sua) noivo(a) nunca ouviu de você que "...Amor é um fogo que arde sem se ver. É ferida que dói, e não se sente;...", pode soar que quem escreveu os votos foi Camões, e não você.



3 - É natural ficar muito nervoso , preocupado, com medo de gaguejar, chorar, desmaiar, rsrs... O momento dos votos é único!
Então respire... olhe nos olhos do amor da sua vida... não se preocupe com mais nada, apenas viva as emoções e deixe fluir!



4 - Faça os votos na cerimônia de casamento, "porque o ápice da emoção é a celebração, onde vocês são o centro da atenção, e todos esperam testemunhar a verdade desse amor que se concretiza em uma entrega total um para o outro!"





5 - Uma ótima dica antes de começar a escrever:
converse com o seu amor! Não precisa dizer que é para você escrever os votos do casamento (ok? rsrs....), mas tente lembrar da história de vocês como se estivessem contando para alguém que não conhecem, porque assim você vai identificando os momentos mais importantes.
Atenha-se a esses momentos e naturalmente a história de vocês vai se avivando.




6 - Antes de começar os votos, anote tags da história de vocês, coisas que você conseguiu se atentar da conversa que tiveram, desde datas até a forma como vocês se chamam (os apelidos carinhosos) ou coisas do tipo, assim você terá como avaliar o que, de fato, é importante.




7 - Cuidado com o vocabulário! Não tente fazer poesia, se acabar ficando difícil para você declamar, a não ser que você se sinta seguro para falar, aí pode ir sem medo.





8 - Ame, sinta e não pense! Calma, que eu explico! (rsrs…)
O momento dos votos serão palavras que ficarão eternizadas no filme de vocês e na memória de todos que estiveram no casamento! Por isso, não tenha arrependimentos! Pense em tudo que viverão, na vida nova que terão a partir do dia do casamento, e que você está disposto a ser a primeira pessoa que o seu amor irá contar nas maiores necessidades até o fim dos seus dias! Encha seu coração desses sentimentos e se inspire! Faça um teste antes, gravando em áudio seus votos. Encha-se de amor e tente falar tudo de uma vez só, depois você pode ouvir e ir anotando o que for bom, porque já servirá de ensaio para o momento dos votos.



9 - PRATIQUE! O dia do casamento é repleto de sentimentos fortes e é comum ficar nervoso, por isso pratique o que você leu. Pratique em alta voz, no espelho, como achar melhor, porque quanto mais você fizer isso, melhor ficará no dia do casamento, e ainda será capaz de ver o que pode ser melhorado no que você escreveu!





10 - DICA BÔNUS:

- No momento dos votos, fale pausadamente.

- Use o momento do making of para passar tudo a limpo, assim poderá registrar seus votos nas fotografias e no filme de casamento.

- Tente escrever os votos em papel, feitos à mão.

- Deixe seus votos na responsabilidade do cerimonial para não esquecer. (Assim como as alianças e demais detalhes importantes que farão parte da cerimônia.)




Enfim, esperamos ter lhe ajudado, afinal, no coração não se manda rsrs...
Por isso, o maior segredo é se encher de amor e tornar o momento dos votos o mais lindo e memorável do seu casamento!